quinta-feira, 31 de maio de 2007

Þ O que eu posso fazer para participar da inclusão digital?

Nos locais onde trabalho, em se falar sobre inclusão digital, seria muito bom. De minha parte, com todo prazer eu o farei para com meus alunos, convém lembrar que na escola X, existem apenas 2 micros, que mal podem funcionar, duas turmas de alunos que ao bater o sinal para a aula de informática, correm na disputa pelo lugar para começar a aula. Em contrapartida temos as professoras que nunca elaboraram uma aula diferente para que fosse executada no computador. Além do mais uma delas disse que não sabia pra que tirar os alunos de jogar um futebol para ter um período de informática. Eu então trabalho com eles digitação de textos, convites, estou aos poucos lhes ensinando como podem usar o computador. Já falei para os responsáveis que naquela escola eles precisam fazer algumas mudanças, mas até então nada foi feito.
Pelo que sei, e pelo fato de alguém ter me dito o que segue: se vc é professor, não pode ser técnico. Então eu não posso mudar muita coisa, axo que nada na verdade. Estou com as mãos amarradas e a boca fechada...
No outro local de trabalho, temos mais computadores, funcionam, estou ensinando eles a digitarem corretamente, por meio de um programa, e faço trabalhos para os professores da escola, todos, em ambos os turnos. Vejo que falta conhecimento por parte dos professores, e querer fazer melhor, explorar os recursos disponíveis, eu estive até poucos dias atrás bem animado para desenvolver aulas sobre diversos conteúdos para serem executadas no laboratório, mas ainda assim com o que faço, os professores meus colegas ficam falando mal a meu respeito quando não estou ai com eles na escola. Então eu vejo uma grande frustração de minha parte neste desejo de mudar de aperfeiçoar, de incluir esses alunos que nunca antes viam computadores em sua frente a não ser por meio da televisão. Então, o que fazer se quem pode e tem o poder de mudar esta realidade, não o faz.????

Nenhum comentário: