quinta-feira, 17 de maio de 2007

Educação e Tecnologia: uma aliança necessária

A modernização da educação não deve ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação.
A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.

Ferramentas indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço dentro das salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estes são alguns dos recursos a serem utilizados na escola como instrumento facilitador do aprendizado. Contudo existem escolas que dispõem destes recursos e não os utilizam da melhor forma possível. Uma das dificuldades está em interligar esses instrumentos às atividades regulares. Por isso, cabe à educação uma parcela de responsabilidade nesta interligação. Sendo assim uma importante reforma dos sistemas educativos, apresentando assim uma nova dinâmica social, cultural e tecnológica.

Outro fator de relevância, é o fato de os professores terem dificuldades de interação com as tecnologias digitais. Além do mais elas não devem ser meramente ilustrativas, já que o jovem atual é portador de tal conhecimento se não igual, superior ao do professor, deste modo, cabe ao professor aperfeiçoar-se, entendendo a rede ou a internet como uma ferramenta de comunicação, transmissão de cultura e informação.

Ainda temos os jogos eletrônicos, elementos importantes na construção do saber, estimulantes do desenvolvimento cognitivo dos educandos, além de poderem ser utilizados em diversas áreas do conhecimento, claro que tudo deve ser entendido e não deixado ao acaso e entendimento do aluno, por que podem haver conseqüências indesejadas quando houver mau uso destes recusos.

Nenhum comentário: